terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de aula "Um porco vem morar aqui"

PLANO DE AULA
Sequencia Didática

Tema
Despertando a consciência de cidadania, Tolerância e Respeito

Obra
Um Porco Vem Morar Aqui!


Claudia Fries

Sinopse
Quando um Porco se muda para um apartamento vago, os outros bichos ficam apavorados. "Porcos são sujos e bagunceiros", dizem Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo vizinho por tudo que acontece de errado. Mas quando vão até o apartamento do inusitado visinho para reclamar da bagunça que acreditam que ele tem causado, descobrem o quanto tinham se enganado.

Público alvo
3º ano do Ensino Fundamental

Disciplinas
Língua Portuguesa e Literatura, Geografia, Informática e Artes.

Temas Transversais
Pluralidade Cultural e ética e cidadania.

Tempo Previsto
2 semanas (aproximadamente).

Material a ser utilizado
Livro literário, LIE (laboratório de Informática Educacional ), Data Show, Internet e argila.

Objetivos

• Incentivar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
• Realizar atividades em grupo para trocas de experiências, e interação, promovendo o respeito mútuo.
• Despertar o interesse em valorizar a higiene no ambiente escolar e familiar.
• Incentivar o interesse pela leitura.
• Utilizar o Data show como técnica para refazer uma leitura coletiva da obra estudada.
• Compreender a importância da informática para a melhoria da qualidade das aulas.
• Inferir que a sociedade é formada por um conjunto de pessoas que possuem diferenças culturais, econômicas e sociais.
• Pesquisar na internet sobre a arte em argila.
• Recontar a história com criatividade.

Expectativas de Aprendizagem

• Reconhecer no texto relações entre personagens e ações;
• Reconhecer em texto narrativo a relação de causa e consequencia em ações de personagens;
• Ler oralmente com ritmo e entonação;
• Reescrever textos lidos ou ouvidos;
• Reproduzir textos expressando opiniões, sentimentos e experiências.
• Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem- estar e para a convivência social.
• Aplicar as medidas de prevenção da saúde através da observação das atitudes e cuidados com o próprio corpo e com o corpo do outro.
• Identificar as características dos bairros (residencial, comercial, industrial, lazer);
• Representar o bairro através de desenho;
• Reconhecer que a argila é um recurso natural aproveitado pelo homem;
• Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre as pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.
• Inferir a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania no convívio social.
• Identificar por meio da contextualização que arte e imagem permitem viagens em diferentes tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
• Aprender a utilizar a informática e a internet como ferramenta educacional e não apenas como lazer.

Atividades

Atividade 1

Promover um momento de conversa informal com arguições e questionamentos com os alunos, fazendo uma averiguação dos conhecimentos prévios sobre as seguintes questões:
Você gosta de porco na mesa? Explicar os dois sentidos ("porco", aquele que não tem educação quando come e a carne de "porco" que se come).
Comente o que o povo diz: "Às vezes as aparências enganam". Você tem alguma história a contar sobre: "Estava enganado, eu não gostava de...até que descobri..."
O que é preciso para julgar as pessoas? Quando chega um novo morador no seu prédio ou em sua rua, como você se comporta?
E na sua sala, na escola, quando chega um aluno novo?

Atividade 2

Organizar uma roda para a leitura do livro: Um porco vem morar aqui!
Realizar comentários sobre o livro lido, respeitando a opinião do grupo;
Veja como são os personagens da história e Compare-os. O que eles estão fazendo? Você pode tirar alguma conclusão, por ver que cada um tem bem definido o que sempre faz? Procure na história e a ponte outras ilustrações que comprovem a sua resposta.
Gabriela Galinha se referiu aos porcos, no início da história, dizendo que são “sujos e bagunceiros”. Como você pode provar que ela estava enganada porque tinha uma idéia preconcebida, era um preconceito? Descreva as características de Porco, personagem da história.
Discutir o que é preconceito e como respeitar as diferenças individuais e culturais (Tema Transversal).

Atividade 3

Realizar uma visita ao LIE (laboratório de informática educacional) para visualizar a apresentação do livro em power point (slides).
Realizar o reconto da história, explicando a importância da escrita, analisando o uso correto da pontuação e explorando a criatividade das crianças.
Produzir um livro de reconto, utilizando todos os textos produzidos pelos alunos.

Atividade 4

Ao analisar a história: Um porco vem morar aqui, que se passa em um ambiente residencial, destacar as características do bairro: residencial, comercial e industrial.
Fazer uma relação com o convívio de cada criança e construir uma representação através de maquete, com as características do espaço de vivência de cada aluno.

Atividade 5

Utilizar a história para que eles produzam esculturas utilizando argila.

Atividades 6

Dividir os alunos em três grupos para que eles realizem uma pesquisa sobre os diferentes tipos de preconceito. Utilizar gravuras para construir um mural sobre a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania no convívio social. As pesquisas serão apresentadas aos demais grupos, onde os alunos poderão relatar se presenciaram ou foram vítimas de algumas formas de preconceito ou de bullying.

Atividade 7

Dramatizar a história através de teatro, ressaltando a importância dos hábitos de higiene no espaço escolar e na comunidade em si.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos, para que a professora da turma possa perceber as facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão da temática abordada durante as aulas e, ainda nos conceitos que poderão ser trabalhados e formados ao longo da duração e preparação das atividades propostas.
Os trabalhos realizados pelos alunos serão expostos no ambiente escolar, para que as demais turmas possam visualizá-los.

Fontes Bibliográficas

• Livro Literário: Um Porco Vem Morar Aqui!
Claudia Fries
• Site de pesquisa: GOOGLE
• Expectativas de Aprendizagem do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
• Caderno 5 – Reorientação curricular.
• Caderno 6.1 – Currículo em Debate - Goiás

Postado por Neirislene Figueiredo Santos e Silva

Um comentário:

A metodologia de ensino no Brasil está ultrapassada?

Postagens de comentários