terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de aula

Código da Disciplina: D09

Nome da Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino
Natureza: Obrigatória

Carga Horária Total (horas): 90

Carga horária da atividade (horas): 28


Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: Aparecida de Goiânia

Nome do aluno: Márcia Alves da Costa
Maria Cristina Martins

Tutor a Distância: Antonio Carlos Avelaneda Junior
Tutor Presencial: Adriana Maria de Araújo


A democracia grega
Bloco de Conteúdo
História Antiga
Conteúdo
Origens da democracia: Uma viagem à Atenas na época de Péricles
Conteúdo relacionado
Democracia atual
Objetivos
Identificar os diferentes aspectos implicados no conceito de democracia; identificar a origem da vida democrática; relacionando aspectos culturais do mundo antigo com o Brasil atual.
Objetivos específicos:
Identificar a origem do conceito de democracia, bem como analisar sua aplicação no mundo atual, mostrando o que mudou e o que permaneceu.
Conteúdo
Análise do conceito de democracia na Grécia Antiga relacionando com a democracia no mundo atual

Tempo estimado Cinco aulas
1ª Aula

Introdução
A democracia teve início no mundo Antigo em especial na cidade de Atenas considerada o berço da democracia, porém nem todas as pessoas eram cidadãs e hoje todas as pessoas são cidadãs?
Na Grécia antiga, por exemplo, o filósofo Aristóteles o concebia como o governo do cidadão, mas não incluía nessa categoria nem os escravos nem mesmo as mulheres. Para ele, o cidadão se confundia com o proprietário. Segundo os gregos, a democracia representava uma forma superior de organização política da sociedade, pois era concebida como um antídoto contra a tirania, ou seja, o governo arbitrário de um só governante – o rei – que exercia o poder segundo suas paixões e inclinações pessoais, sem necessitar respeitar lei alguma. Na tirania, nenhum indivíduo estaria em segurança e nem poderia se defender a contento das decisões do soberano. Era preciso, então, adotar um regime democrático e este apogeu ocorre por volta do século v em Atenas no governo de Péricles
E hoje o que é necessário para vivermos em democracia?è possível haver uma escola democrática? Um país democrático?
2ª Aula
Pesquisa na internet sobre a Grécia Antiga em especial a democracia ateniense, seguida por discussão em grupo onde todos devem apresentar a pesquisa
3ª Aula
Pesquisa em jornais e textos afins sobre a democracia no Brasil atual, incluindo o conceito de cidadão.
4ª Aula
Confecção de um vídeo utilizando o aplicativo Power point ou movie maker sobre a democracia na Grécia e no Brasil atual
5ª Aula
Apresentação dos trabalhos (vídeos) com discussão e intervenção do professor para que fique claro o conceito de democracia bem como sua aplicação no próprio ambiente escolar.

Recursos:
Uso do computador através de navegadores para pesquisas, bem como uso de aplicativos para confecção de vídeos.
Discussão e apresentação em grupos
Metodologia: socioconstrutivismo, com aspectos tradicionais em relação à disciplina.
Avaliação:
Contínua através de observação das apresentações dos alunos, criatividade e coerência na produção de vídeo, seguida por produção de texto em dupla.
Bibliografia:
www.historiadomundo.com
www.suapesquisa.com/historia
COTRIM, Gilberto. História Geral, Ed Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A metodologia de ensino no Brasil está ultrapassada?

Postagens de comentários