Nos últimos anos muito se tem falado sobre a avaliação no contexto escolar porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica.
O conceito de avaliação definido por Luckesi, "é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão". Assim sendo, a avaliação acaba adquirindo um padrão valorativo.
A avaliação tem sido utiliza muito mais como uma ferramenta de poder nas mãos do professor, do que como feedback para os seus alunos e para o seu próprio trabalho. É comum presenciar professores, ressaltando o mal desempenho de alguns alunos, sem levar em consideração que ele faz parte do contexto de aprendizagem do aluno e, por conseqüência, é também responsável pelo fracasso escolar.
Na realidade, muitos professores se utilizam da avaliação para cobrar conteúdos que foram ensinados de forma mecânica, sem significado para o aluno e acaba classificando-os como bons ou ruins, aprovados ou reprovados. Nesse tipo de avaliação, aplicada apenas classificatória, todos os instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno e isso só acontece pela incompreensão de alguns professores sobre o real sentido da avaliação.
Para que a avaliação ocorra na forma correta, o professor deve entender que seu aluno é um ser social e político e construtor do seu próprio conhecimento. Deve percebê-lo como um ser capaz de estabelecer uma relação cognitiva e afetiva com o meio em que vive, mantendo uma ação interativa e participativa levando-o a uma vivência harmoniosa com a realidade da comunidade em que está inserido.
O professor deve entender que a avaliação tem um significado que vai além de medir conhecimentos, pois ela leva a reflexão, tanto do aluno quanto do professor sobre a prática educativa. Assim sendo, o professor pode se tornar um colaborador para que o sistema de avaliação se torne mais justo e não excludente, pois só assim o aluno se tornará um ser crítico, ativo e participativo diante dos problemas e das transformações sofridas pela sociedade.
Postado por Neirislene Figueiredo santos e Silva
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terça-feira, 10 de maio de 2011
Refletindo sobre a avaliação no contexto escolar
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A metodologia de ensino no Brasil está ultrapassada?
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