terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de aula

Código da Disciplina: D09

Nome da Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino
Natureza: Obrigatória

Carga Horária Total (horas): 90

Carga horária da atividade (horas): 28


Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: Aparecida de Goiânia

Nome do aluno: Márcia Alves da Costa
Maria Cristina Martins

Tutor a Distância: Antonio Carlos Avelaneda Junior
Tutor Presencial: Adriana Maria de Araújo


A democracia grega
Bloco de Conteúdo
História Antiga
Conteúdo
Origens da democracia: Uma viagem à Atenas na época de Péricles
Conteúdo relacionado
Democracia atual
Objetivos
Identificar os diferentes aspectos implicados no conceito de democracia; identificar a origem da vida democrática; relacionando aspectos culturais do mundo antigo com o Brasil atual.
Objetivos específicos:
Identificar a origem do conceito de democracia, bem como analisar sua aplicação no mundo atual, mostrando o que mudou e o que permaneceu.
Conteúdo
Análise do conceito de democracia na Grécia Antiga relacionando com a democracia no mundo atual

Tempo estimado Cinco aulas
1ª Aula

Introdução
A democracia teve início no mundo Antigo em especial na cidade de Atenas considerada o berço da democracia, porém nem todas as pessoas eram cidadãs e hoje todas as pessoas são cidadãs?
Na Grécia antiga, por exemplo, o filósofo Aristóteles o concebia como o governo do cidadão, mas não incluía nessa categoria nem os escravos nem mesmo as mulheres. Para ele, o cidadão se confundia com o proprietário. Segundo os gregos, a democracia representava uma forma superior de organização política da sociedade, pois era concebida como um antídoto contra a tirania, ou seja, o governo arbitrário de um só governante – o rei – que exercia o poder segundo suas paixões e inclinações pessoais, sem necessitar respeitar lei alguma. Na tirania, nenhum indivíduo estaria em segurança e nem poderia se defender a contento das decisões do soberano. Era preciso, então, adotar um regime democrático e este apogeu ocorre por volta do século v em Atenas no governo de Péricles
E hoje o que é necessário para vivermos em democracia?è possível haver uma escola democrática? Um país democrático?
2ª Aula
Pesquisa na internet sobre a Grécia Antiga em especial a democracia ateniense, seguida por discussão em grupo onde todos devem apresentar a pesquisa
3ª Aula
Pesquisa em jornais e textos afins sobre a democracia no Brasil atual, incluindo o conceito de cidadão.
4ª Aula
Confecção de um vídeo utilizando o aplicativo Power point ou movie maker sobre a democracia na Grécia e no Brasil atual
5ª Aula
Apresentação dos trabalhos (vídeos) com discussão e intervenção do professor para que fique claro o conceito de democracia bem como sua aplicação no próprio ambiente escolar.

Recursos:
Uso do computador através de navegadores para pesquisas, bem como uso de aplicativos para confecção de vídeos.
Discussão e apresentação em grupos
Metodologia: socioconstrutivismo, com aspectos tradicionais em relação à disciplina.
Avaliação:
Contínua através de observação das apresentações dos alunos, criatividade e coerência na produção de vídeo, seguida por produção de texto em dupla.
Bibliografia:
www.historiadomundo.com
www.suapesquisa.com/historia
COTRIM, Gilberto. História Geral, Ed Saraiva

Refletindo sobre a avaliação no contexto escolar

Nos últimos anos muito se tem falado sobre a avaliação no contexto escolar porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica.
O conceito de avaliação definido por Luckesi, "é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão". Assim sendo, a avaliação acaba adquirindo um padrão valorativo.
A avaliação tem sido utiliza muito mais como uma ferramenta de poder nas mãos do professor, do que como feedback para os seus alunos e para o seu próprio trabalho. É comum presenciar professores, ressaltando o mal desempenho de alguns alunos, sem levar em consideração que ele faz parte do contexto de aprendizagem do aluno e, por conseqüência, é também responsável pelo fracasso escolar.
Na realidade, muitos professores se utilizam da avaliação para cobrar conteúdos que foram ensinados de forma mecânica, sem significado para o aluno e acaba classificando-os como bons ou ruins, aprovados ou reprovados. Nesse tipo de avaliação, aplicada apenas classificatória, todos os instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno e isso só acontece pela incompreensão de alguns professores sobre o real sentido da avaliação.
Para que a avaliação ocorra na forma correta, o professor deve entender que seu aluno é um ser social e político e construtor do seu próprio conhecimento. Deve percebê-lo como um ser capaz de estabelecer uma relação cognitiva e afetiva com o meio em que vive, mantendo uma ação interativa e participativa levando-o a uma vivência harmoniosa com a realidade da comunidade em que está inserido.
O professor deve entender que a avaliação tem um significado que vai além de medir conhecimentos, pois ela leva a reflexão, tanto do aluno quanto do professor sobre a prática educativa. Assim sendo, o professor pode se tornar um colaborador para que o sistema de avaliação se torne mais justo e não excludente, pois só assim o aluno se tornará um ser crítico, ativo e participativo diante dos problemas e das transformações sofridas pela sociedade.

Postado por Neirislene Figueiredo santos e Silva

Plano de aula "Um porco vem morar aqui"

PLANO DE AULA
Sequencia Didática

Tema
Despertando a consciência de cidadania, Tolerância e Respeito

Obra
Um Porco Vem Morar Aqui!


Claudia Fries

Sinopse
Quando um Porco se muda para um apartamento vago, os outros bichos ficam apavorados. "Porcos são sujos e bagunceiros", dizem Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo vizinho por tudo que acontece de errado. Mas quando vão até o apartamento do inusitado visinho para reclamar da bagunça que acreditam que ele tem causado, descobrem o quanto tinham se enganado.

Público alvo
3º ano do Ensino Fundamental

Disciplinas
Língua Portuguesa e Literatura, Geografia, Informática e Artes.

Temas Transversais
Pluralidade Cultural e ética e cidadania.

Tempo Previsto
2 semanas (aproximadamente).

Material a ser utilizado
Livro literário, LIE (laboratório de Informática Educacional ), Data Show, Internet e argila.

Objetivos

• Incentivar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
• Realizar atividades em grupo para trocas de experiências, e interação, promovendo o respeito mútuo.
• Despertar o interesse em valorizar a higiene no ambiente escolar e familiar.
• Incentivar o interesse pela leitura.
• Utilizar o Data show como técnica para refazer uma leitura coletiva da obra estudada.
• Compreender a importância da informática para a melhoria da qualidade das aulas.
• Inferir que a sociedade é formada por um conjunto de pessoas que possuem diferenças culturais, econômicas e sociais.
• Pesquisar na internet sobre a arte em argila.
• Recontar a história com criatividade.

Expectativas de Aprendizagem

• Reconhecer no texto relações entre personagens e ações;
• Reconhecer em texto narrativo a relação de causa e consequencia em ações de personagens;
• Ler oralmente com ritmo e entonação;
• Reescrever textos lidos ou ouvidos;
• Reproduzir textos expressando opiniões, sentimentos e experiências.
• Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem- estar e para a convivência social.
• Aplicar as medidas de prevenção da saúde através da observação das atitudes e cuidados com o próprio corpo e com o corpo do outro.
• Identificar as características dos bairros (residencial, comercial, industrial, lazer);
• Representar o bairro através de desenho;
• Reconhecer que a argila é um recurso natural aproveitado pelo homem;
• Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre as pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.
• Inferir a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania no convívio social.
• Identificar por meio da contextualização que arte e imagem permitem viagens em diferentes tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
• Aprender a utilizar a informática e a internet como ferramenta educacional e não apenas como lazer.

Atividades

Atividade 1

Promover um momento de conversa informal com arguições e questionamentos com os alunos, fazendo uma averiguação dos conhecimentos prévios sobre as seguintes questões:
Você gosta de porco na mesa? Explicar os dois sentidos ("porco", aquele que não tem educação quando come e a carne de "porco" que se come).
Comente o que o povo diz: "Às vezes as aparências enganam". Você tem alguma história a contar sobre: "Estava enganado, eu não gostava de...até que descobri..."
O que é preciso para julgar as pessoas? Quando chega um novo morador no seu prédio ou em sua rua, como você se comporta?
E na sua sala, na escola, quando chega um aluno novo?

Atividade 2

Organizar uma roda para a leitura do livro: Um porco vem morar aqui!
Realizar comentários sobre o livro lido, respeitando a opinião do grupo;
Veja como são os personagens da história e Compare-os. O que eles estão fazendo? Você pode tirar alguma conclusão, por ver que cada um tem bem definido o que sempre faz? Procure na história e a ponte outras ilustrações que comprovem a sua resposta.
Gabriela Galinha se referiu aos porcos, no início da história, dizendo que são “sujos e bagunceiros”. Como você pode provar que ela estava enganada porque tinha uma idéia preconcebida, era um preconceito? Descreva as características de Porco, personagem da história.
Discutir o que é preconceito e como respeitar as diferenças individuais e culturais (Tema Transversal).

Atividade 3

Realizar uma visita ao LIE (laboratório de informática educacional) para visualizar a apresentação do livro em power point (slides).
Realizar o reconto da história, explicando a importância da escrita, analisando o uso correto da pontuação e explorando a criatividade das crianças.
Produzir um livro de reconto, utilizando todos os textos produzidos pelos alunos.

Atividade 4

Ao analisar a história: Um porco vem morar aqui, que se passa em um ambiente residencial, destacar as características do bairro: residencial, comercial e industrial.
Fazer uma relação com o convívio de cada criança e construir uma representação através de maquete, com as características do espaço de vivência de cada aluno.

Atividade 5

Utilizar a história para que eles produzam esculturas utilizando argila.

Atividades 6

Dividir os alunos em três grupos para que eles realizem uma pesquisa sobre os diferentes tipos de preconceito. Utilizar gravuras para construir um mural sobre a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania no convívio social. As pesquisas serão apresentadas aos demais grupos, onde os alunos poderão relatar se presenciaram ou foram vítimas de algumas formas de preconceito ou de bullying.

Atividade 7

Dramatizar a história através de teatro, ressaltando a importância dos hábitos de higiene no espaço escolar e na comunidade em si.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos, para que a professora da turma possa perceber as facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão da temática abordada durante as aulas e, ainda nos conceitos que poderão ser trabalhados e formados ao longo da duração e preparação das atividades propostas.
Os trabalhos realizados pelos alunos serão expostos no ambiente escolar, para que as demais turmas possam visualizá-los.

Fontes Bibliográficas

• Livro Literário: Um Porco Vem Morar Aqui!
Claudia Fries
• Site de pesquisa: GOOGLE
• Expectativas de Aprendizagem do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
• Caderno 5 – Reorientação curricular.
• Caderno 6.1 – Currículo em Debate - Goiás

Postado por Neirislene Figueiredo Santos e Silva

A metodologia de ensino no Brasil está ultrapassada?

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