Código da Disciplina: | D09 |
Nome da Disciplina: | Didática e Metodologia de Ensino |
Natureza: | Obrigatória |
Carga Horária Total (horas): | 90 | |
Carga horária da atividade (horas): | 15 | |
Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: | APARECIDA DE GOIÂNIA | |
Nome do aluno: | KARLOS HENRIQUE ALENAR BORGES, MARIA CRISTINA MARTINS MÁRCIA ALVES DA COSTA NEIRISLENE FIGUEIREDO SANTOS E SILVA NÚBYA OLIVEIRA DA ROCHA. | |
Tutor a Distância: | ANA FLÁVIA | |
Tutor Presencial: | ADRIANA MARIA |
Análise do vídeo ”O Saber e o Sabor”
O VÍDEO O SABER E O SABOR exponhe sobre a importância do prazer no ato de aprender o autor Rubem Alves defini saber e sabor, sendo que sabor vem do latim de sábio e significa degustar através dos sentidos desta forma o papel do professor vai além dos conteúdos, estes são acessórios o principal é despertar o aluno para o prazer em aprender, ensiná-los a questionar”educar não é ensinar respostas é ensinar a questionar”
Todos os educadores, palestrantes do vídeo, falam sobre a importância do papel do professor enquanto questionador e subsidiário do conhecimento através da relação afetiva, da valorização dos educandos enquanto seres reflexivos, pois a educação só tem valor se for para a transformação e só ocorre aprendizagem quando existe significado, interesse. Assim, o processo de ensino-aprendizagem necessita de repeito, de exigência, de metas, desafios para estimular a inteligência tanto dos educandos quanto dos educadores, que ora aprendem e ora ensinam, no dinamismo desta troca de conhecimentos, pois todos em algum momento tem algo a aprender e ensinar a qualquer pessoa.
O documentário é didático, pois o foco do mesmo é o aluno. Como o próprio nome diz, o saber será acompanhado do sabor se houver a preocupação com o foco essencial que é o aluno, o conteúdo, planejamento deverá ficar em segundo plano. Se na escola não tiver alegria ela está incompleta. Desta forma, a escola deve ser um local de acolhimento, em que o conhecimento deve ser trabalhado de forma integral, num todo, pois o saber deve está integrado com a vida senão ele escorre, vai embora, sem significado.
O saber deve também estar acompanhado de criatividade, uma vez que o educando deve ser capaz de compreender uma coisa, estar envolvido para aprender e para querer aprender é necessário ter curiosidade, pois a educação é um momento de criatividade, imaginação no qual aprender é desafiar e particar.
O saber deve também estar acompanhado de criatividade, uma vez que o educando deve ser capaz de compreender uma coisa, estar envolvido para aprender e para querer aprender é necessário ter curiosidade, pois a educação é um momento de criatividade, imaginação no qual aprender é desafiar e particar.
Em síntese para haver aprendizagem é necessário focar no aluno respeitá-lo, aguçar a curiosidade. Educar é apostar na vida, é necessário muita criatividade e aceitar que professores possuem muita experiência no entanto é nos alunos que está o foco, e tudo só será possível através da alegria em conhecer, do despertar para a aprendizagem e as novas tecnologias amplamente são a chave para a educação do futuro já que elas incitam, estimulam, facilitam a troca de informações e conhecimentos com muita agilidade, e cabe a educadores e educandos saber usufruir destes recursos tecnológicos de forma criativa e responsável para facilitar a aprendizagem, nunca esquecendo de saborear o saber, como diz na música SABER O SABOR do grupo Biquini Cavadão:
"Sempre que puder
vou querer saber o sabor
Do que é bom na vida
Ter prazer ou dor
Seja lá o prêmio que for
Eu vou querer saber o sabor"
"Sempre que puder
vou querer saber o sabor
Do que é bom na vida
Ter prazer ou dor
Seja lá o prêmio que for
Eu vou querer saber o sabor"
Veja o vídeo da música no link no nome da música,acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário