Código da Disciplina: | D09 |
Nome da Disciplina: | Didática e Metodologia de Ensino |
Natureza: | Obrigatória |
Carga Horária Total (horas): | 90 | |
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Carga horária da atividade (horas): | 15 | |
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Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: | APARECIDA DE GOIÂNIA | |
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Nome do aluno: | KARLOS HENRIQUE ALENAR BORGES; MARIA CRISTINA MARTINS;
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Tutor a Distância: | ANTONIO CARLOS | |
Tutor Presencial: | ADRIANA MARIA |
Com um breve histórico podemos perceber que nos primórdios a educação brasileira era oferecida somente as elites. E com o passar do tempo essa situação modificou, mas foi somente a partir do século XX que a educação se popularizou e chegou até a classe trabalhadora.
Graças à necessidade de mão de obra especializada para atender as indústrias a educação foi oferecida aos pobres. Pois para suprir as vagas do mercado de trabalho se fazia necessário que os operários fossem no mínimo alfabetizados.
Várias legislações regulamentaram a educação no Brasil, mas atualmente contamos com a LDBN nº 9394/96, aprovada em 22 de dezembro de 1996, que normatiza toda educação no Brasil - educação infantil, educação básica, ensino superior, pós-graduações, mestrados, doutorados, cursos de formação continuada, educação especial, educação indígena.
Esta Lei tramitou no Congresso por vários anos e seu projeto original foi bastante modificado, mas mesmo assim apresentou algumas conquistas para a sociedade brasileira.
Pontos positivos da Lei 9394/96: exigência de Formação Superior com licenciatura para os docentes que atuam na educação básica; Ensino à Distância e Educação Continuada.
A partir da promulgação da atual LDB ficou estabelecido que os estados e municípios organizassem as diretrizes que orientassem os currículos como forma de assegurar uma educação de qualidade e uma formação básica comum a todos – PCNs.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs tem o objetivo de atender a formação básica comum. Esse documento é composto de 10 cadernos, assim distribuídos: Um volume de Introdução, que explica os propósitos dos referidos documentos, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Educação Física, Arte e Língua Estrangeira e um volume diferenciado que trabalha os Temas Transversais: Ética, Saúde, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
Os PCNs são definidos como referencias de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o Brasil. Ou seja, quem os escreveu pensou neles como “uma referência curricular comum para todo o País”. O documento de introdução aos PCNs sustenta a necessidade dessa referência comum para toda a Nação porque afirma que fortaleceria a unidade nacional e a responsabilidade do governo Federal para com a Educação.
Os PCNs não se autodenominam um currículo acabado e obrigatório, mas o seu nível de detalhamento torna-os o currículo do ensino fundamental.
São orientações que se bem entendidas e trabalhadas possibilitam, aliadas a outros requisitos, uma melhoria no quadro geral da educação no país. Lembrando que tanto a LDB como os PCNs foram elaborados em um momento que o Brasil apresentava altas taxas de analfabetismo, evasão, repetência. Situações que já apresentaram uma melhora na última década.
Já tivemos muitas conquistas, mas que ainda precisam ser ampliadas, pois é através do conhecimento que o homem se humaniza, toma consciência de si mesmo e do mundo.
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