sábado, 14 de maio de 2011

Plano de Aula

Código da Disciplina: D09

Nome da Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino
Natureza: Obrigatória
Carga Horária Total (horas): 90
Carga horária da atividade (horas): 28
Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: Aparecida de Goiânia

Nome dos alunos: Núbya Oliveira da Rocha
                           Karlos Henrique Alenar Borges
Tutor a Distância: Antonio Carlos Avelaneda Junior
Tutor Presencial: Adriana Maria de Araújo

Estrutura Curricular:

 Modalidade de Ensino – Ensino Fundamental Final e Ensino Médio

Componente curricular :
Língua Portuguesa -– Língua oral e escrita: prática de escuta, leitura e interpretação de textos.
                  - Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.
                  - Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Língua Inglesa - – Língua oral e escrita: prática de escuta e leitura de textos.
História - Processo histórico
               -Relações de trabalho
               -Discriminação e Preconceito Racial
Filosofia - -Ética
Sociologia - -Indivíduo, identidade e socialização
                    -Movimentos sociais / direitos / cidadania

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula: 
Duração das atividades:
07 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Discriminação e preconceito racial
Pluralidade cultural e social
Leitura, interpretação e produção textual
Noções básicas de informática
 
Estratégias e recursos da aula:
1ª Etapa - Inicialmente, será feito em sala de aula, uma discussão com os alunos, a respeito dos temas abordados no filme como: preconceito social e cultural, ética, cidadania.

2ª Etapa – Exibição do fime – Os alunos deverão assistir ao FILME – DUELO DE TITÃS, Direção – Boas Yakin e Jerry Bruckheimer com duração – 113 min
 Sinopse: Baseado numa história real, este filme seguido de acontecimentos dramáticos ocorreu em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971. Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os Titãs. Herman tem que enfrentar a indiferença dos jogadores e um frio relacionamento com seu assistente Bill Yoast, um técnico branco que perdeu a vaga para ele. É bem claro que a hostilidade de Bill é por estar subordinado a um homem negro. Os dois aprendem que têm muito em comum e se concentram em fazer do time um campeão.Carismático, porém determinado, Herman resolve levar os jogadores para acampar por duas semanas. Lá eles são treinados rigorosamente, tanto fisicamente como em unidade do time, forçando-os a viver e trabalhar juntos.
3ª Etapa – Apresentação do roteiro de leitura do filme, no qual os alunos deverão refletir sobre os temas propostos emitindo sua opinião.

Atividade sobre o Filme Duelo de Titãs
01-Pesquise e conceitue:
Miscigenação racial / Crioulo /Preconceito  / Raça /  Etnia / Integração
02-Explique como o filme Duelo de Titãs apresenta a integração racial em Alexandria.
03-A discriminação racial acontece em todas as raças: “- honestidade nunca foi o forte dos brancos”, “- Não quero jogar com nenhum macaco”.
Nestas falas do filme, este preconceito se evidencia. Escreva outros exemplos que você conhece.
04-No filme expressões como crioulo, macaco são usadas para denominar o negro. Que outras expressões são usadas para representar os negros de forma pejorativa?
05-Em uma discussão entre Julius e Gerry, quando Gerry questiona a atitude de Julius perante o time, ele responde: “- Ninguém está jogando e eu é que tenho que me matar pelo time? Que time?”.
Explique o que é um time e liste pelos menos cinco características de um verdadeiro time.
06-Como era a postura de trabalho dos dois treinadores?
a)Bill Yoast
b)Herman Boone
07-Bill Yoast diz a Herman Boone que trabalhando juntos, ele aprendeu a “respeitar mais a alma de um homem do que a cor.” Explique como e dê sua opinião.
08-De acordo com a estrutura narrativa qual é a importância de Sheryl Yoast no enredo?
09-Loue Lastik diz que nunca vai conseguir tirar nota cinco e entrar para a faculdade, pois ele é um franco ignorante, um caipira imprestável.
a)Ao longo da narrativa essa opinião se altera? Como? Por quê?
b)Qual era o segredo de Lastik e o técnico Boone? Quais as consequências deste segredo?
10-Qual é o comportamento de Petey durante o campeonato e como isso reflete no time?
11-Para vencer, eles precisavam se unir. Esta frase pode resumir a mensagem que o filme passa? Por quê?
12-Pesquise sobre a Batalha de Gettysburg e escreva.

4ª Etapa – Dividir a turma em grupos de cinco,  para realizar as pesquisas e responder de forma clara e objetiva as questões estabelecidas no roteiro de leitura do filme.

5ª Etapa - Os grupos devem preparar um slide para apresentar à turma o resultado de suas pesquisas e aprendizagem no decorrer do trabalho.

6ª Etapa - Para finalizar a atividade, os grupos devem através da apresentação de slides socializar com os demais, o resultado do estudo e os conhecimentos adquiridos por eles, debatendo e  permitindo que os alunos dos demais grupos façam perguntas ou completem as falas dos colegas.

Recursos Complementares:
  • Material impresso
  • Computadores
  • Internet
  • Pen drive
  • Câmera digital
  • Projetor multimídia
  • TV e aparelho de DVD
  • DVDs
 
Avaliação:
A avaliação deste projeto acontecerá ao longo do desenvolvimento de suas atividades  através da participação, da observação e análise dos trabalhos em grupo e individual, o compromisso com as atividades, a exposição das temáticas desenvolvidas e a integração como recursos avaliativos.


Assista ao vídeo sobre o trabalho em equipe, do filme Duelo de Titãs no link no nome do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A metodologia de ensino no Brasil está ultrapassada?

Postagens de comentários