domingo, 24 de abril de 2011

OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA


Código da Disciplina:

D09

Nome da Disciplina:

Didática e Metodologia de Ensino

Natureza:

Obrigatória

Carga Horária Total (horas):

90

Carga horária da atividade (horas):

15

Polo de Apoio Presencial da UAB e turma:

APARECIDA DE GOIÂNIA

Nome do aluno:

KARLOS HENRIQUE ALENAR BORGES;

MARIA CRISTINA MARTINS;
MÁRCIA ALVES DA COSTA;
NEIRISLENE FIGUEIREDO SANTOS E SILVA;
NUBYA OLIVEIRA DA ROCHA.

Tutor a Distância:

ANTONIO CARLOS

Tutor Presencial:

ADRIANA MARIA






OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Com um breve histórico podemos perceber que nos primórdios a educação brasileira era oferecida somente as elites. E com o passar do tempo essa situação modificou, mas foi somente a partir do século XX que a educação se popularizou e chegou até a classe trabalhadora.

Graças à necessidade de mão de obra especializada para atender as indústrias a educação foi oferecida aos pobres. Pois para suprir as vagas do mercado de trabalho se fazia necessário que os operários fossem no mínimo alfabetizados.

Várias legislações regulamentaram a educação no Brasil, mas atualmente contamos com a LDBN nº 9394/96, aprovada em 22 de dezembro de 1996, que normatiza toda educação no Brasil - educação infantil, educação básica, ensino superior, pós-graduações, mestrados, doutorados, cursos de formação continuada, educação especial, educação indígena.

Esta Lei tramitou no Congresso por vários anos e seu projeto original foi bastante modificado, mas mesmo assim apresentou algumas conquistas para a sociedade brasileira.

Pontos positivos da Lei 9394/96: exigência de Formação Superior com licenciatura para os docentes que atuam na educação básica; Ensino à Distância e Educação Continuada.

A partir da promulgação da atual LDB ficou estabelecido que os estados e municípios organizassem as diretrizes que orientassem os currículos como forma de assegurar uma educação de qualidade e uma formação básica comum a todos – PCNs.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs tem o objetivo de atender a formação básica comum. Esse documento é composto de 10 cadernos, assim distribuídos: Um volume de Introdução, que explica os propósitos dos referidos documentos, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Educação Física, Arte e Língua Estrangeira e um volume diferenciado que trabalha os Temas Transversais: Ética, Saúde, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.

Os PCNs são definidos como referencias de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o Brasil. Ou seja, quem os escreveu pensou neles como “uma referência curricular comum para todo o País”. O documento de introdução aos PCNs sustenta a necessidade dessa referência comum para toda a Nação porque afirma que fortaleceria a unidade nacional e a responsabilidade do governo Federal para com a Educação.

Os PCNs não se autodenominam um currículo acabado e obrigatório, mas o seu nível de detalhamento torna-os o currículo do ensino fundamental.

São orientações que se bem entendidas e trabalhadas possibilitam, aliadas a outros requisitos, uma melhoria no quadro geral da educação no país. Lembrando que tanto a LDB como os PCNs foram elaborados em um momento que o Brasil apresentava altas taxas de analfabetismo, evasão, repetência. Situações que já apresentaram uma melhora na última década.

Já tivemos muitas conquistas, mas que ainda precisam ser ampliadas, pois é através do conhecimento que o homem se humaniza, toma consciência de si mesmo e do mundo.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Análise do vídeo ”O Saber e o Sabor”



Código da Disciplina:
D09





Nome da Disciplina:
Didática e Metodologia de Ensino
Natureza:
Obrigatória





Carga Horária Total (horas):
90



Carga horária da atividade (horas):
15








Polo de Apoio Presencial da UAB e turma:
APARECIDA DE GOIÂNIA



Nome do aluno:
KARLOS HENRIQUE ALENAR BORGES, MARIA CRISTINA MARTINS
MÁRCIA ALVES DA COSTA
NEIRISLENE FIGUEIREDO SANTOS E SILVA
NÚBYA OLIVEIRA DA ROCHA.



Tutor a Distância:
ANA FLÁVIA
Tutor Presencial:
ADRIANA MARIA





Análise do vídeo ”O Saber e o Sabor”
          O VÍDEO O SABER E O SABOR exponhe sobre a importância do prazer no ato de aprender o autor Rubem Alves  defini saber e sabor, sendo que sabor vem do latim de sábio e significa degustar através dos sentidos desta forma o papel do professor vai além dos conteúdos, estes são acessórios o principal é despertar o aluno para o prazer em aprender, ensiná-los a questionar”educar não é ensinar respostas é ensinar a questionar”
Todos os educadores, palestrantes do vídeo, falam sobre  a importância do papel do professor enquanto questionador e subsidiário do conhecimento através da relação afetiva, da valorização dos educandos enquanto seres reflexivos, pois a educação só tem valor se for  para a transformação e só ocorre aprendizagem quando existe significado, interesse. Assim, o processo de ensino-aprendizagem necessita de repeito, de exigência, de metas, desafios para estimular a inteligência tanto dos educandos quanto dos educadores, que ora aprendem e ora ensinam, no dinamismo desta troca de conhecimentos, pois todos em algum momento tem algo a aprender e ensinar a qualquer pessoa.
O documentário é didático, pois o foco do mesmo é o aluno. Como o próprio nome diz, o saber será acompanhado do sabor se houver a preocupação com o foco essencial que é o aluno, o conteúdo, planejamento deverá ficar em segundo plano. Se na escola não tiver alegria ela está incompleta. Desta forma, a escola deve ser um local de acolhimento, em que o conhecimento deve ser trabalhado de forma integral, num todo, pois o saber deve está integrado com a vida senão ele escorre, vai embora, sem significado.
 O saber deve também estar acompanhado de criatividade, uma vez que o educando deve ser capaz de compreender uma coisa, estar envolvido para aprender e para querer aprender é necessário ter curiosidade, pois a educação é um momento de criatividade, imaginação no qual aprender é desafiar e particar.
Em síntese para haver aprendizagem é necessário focar no aluno respeitá-lo, aguçar a curiosidade. Educar é apostar na vida, é necessário muita criatividade e aceitar que professores possuem muita experiência no entanto é nos alunos que está o foco, e tudo só será possível através da alegria em conhecer, do despertar para a aprendizagem e as novas tecnologias amplamente são a chave para a educação do futuro já que elas incitam, estimulam, facilitam a troca de informações e conhecimentos com muita agilidade, e cabe a educadores e educandos saber usufruir destes recursos tecnológicos de forma criativa e responsável para facilitar a aprendizagem, nunca esquecendo de saborear o saber, como diz na música SABER O SABOR do grupo Biquini Cavadão:
"Sempre que puder
vou querer saber o sabor
Do que é bom na vida
Ter prazer ou dor
Seja lá o prêmio que for
Eu vou querer saber o sabor"
Veja o vídeo da música no link no nome da música,acima.

A metodologia de ensino no Brasil está ultrapassada?

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